parted:
ftp://ftp.gnu.org/gnu/parted/parted-1.6.10.tar.gz
Dependências: hurd, glibc, ncurses, readline, e2fsprogs.
qtparted:
http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/qtparted/qtparted-0.4.4.tar.bz2
Dependências: gksu, nas, freetype, glibc, gcc, fontconfig, libpng3, qt-X11-free, progsreiserfs, xfree86, e2fsprogs, xcursor, xft, xrender, zlib, jfsutils, ntfstools, xfsprogs.
Uuuuuf... quanto pacote. Mas veja vem que nem todos são realmente necessários para o funcionamento dos programas. Se você estiver instalando no Slackware, procure os pacotes no linuxpackages.net e, aqueles que você não encontrar, deixe sem instalar e veja se o programa vai funcionar.
Os nomes dos pacotes variam de distro pra distro.
Para instalar no Debian, faça assim:
# apt-get install parted qtparted
Agora é hora de "rachar o hd". Primeiramente, pule para o modo texto com um CTRL+ALT+F1 (ou F2, F3, F4...). Logue-se como root e dê o comando:
# init 1
Para redimensionar a partição, você precisa fazer assim:
# umount /
Sem isso o parted não redimensiona a partição. Agora dê o comando:
# parted /dev/hda resize 1
DETALHE: o comando acima redimensiona a partição /dev/hda1. Se você quiser redimensionar a /dev/hda2, o comando fica:
# parted /dev/hda resize 2
Se for a /dev/hdc3, o comando é:
# parted /dev/hdc resize 3
Captou? Ótimo. Quando você der o comando, o parted vai te dar um alerta. Digite 'Ignore' e pressione ENTER. Ele vai pedir para você digitar o ponto inicial da partição. Pressione ENTER. Em seguida, ele pede para você entrar com o ponto final da partição (onde ela termina, em MB). Digite o número que aparece a esquerda subtraído do tamanho que você quer destinar para a partição Windows.
Se aparecer a esquerda 30128.2754 e você quiser destinar 4 GB para o Windows, então você deve digitar 26000 (mais ou menos 30128 menos 4000). Pressione ENTER e o processo de redimensionamento será iniciado. Demora um pouquinho, 1 ou 2 minutos. Depois disso, reinicie o PC (CTRL+ALT+DEL ou "reboot").
Vamos agora aos procedimentos de instalação do Windows...
Depois que reiniciar o sistema, execute o qtparted (como root). Selecione o HD onde você criou a partição, clique com o botão direito sobre a nova partição e clique em 'Create'. Na janela que se abre, selecione o sistema FAT32, digite um nome de volume (se quiser) e clique em OK. Depois, clique em File/Commit, confirme a operação, e a partição será formatada. Terminado o processo, feche o qtparted.
Agora, tudo o que você tem a fazer é reiniciar o PC, colocar o disco de boot do Windows no drive (no caso do win98 ou me. Se for XP, basta o CD) e fazer todo o resto que você já sabe.
Depois de tudo instalado, basta iniciar o seu sistema com um disco de inicialização Linux. No caso da Debian, faça um disquete com a imagem rescue.bin. Para fazê-lo, siga esses procedimentos:
$ wget www.urlmenor.com/5r5
$ su
# dd if=rescue.bin of=/dev/fd0
Pronto. Agora, reinicie o sistema com o disquete no drive. Quando for apresentada a tela de boot, digite o seguinte comando:
rescue root=/dev/hda1
Troque /dev/hda1 pela partição em que seu Linux está instalado. O sistema irá iniciar normalmente. Basta editar o menu.lst e reinstalar o GRUB (no caso do GRUB) ou editar o lilo.conf e reinstalar o LILO (no caso do LILO).
No Slackware, inicialize o sistema com o CD-ROM ou disquete. No prompt, digite:
# mount /dev/hda1 /mnt
Basta fazer a mesma coisa: editar o grub.lst e reinstalar GRUB ou editar lilo.conf e reinstalar o LILO. OS procedimentos de instalação do GRUB e do LILO estão descrito na próxima seção.
Se antes de instalar o Windows você estava usando o GRUB como gerenciador de boot, tudo o que você tem a fazer é, depois de iniciar o seu sistema com o disco de boot (ou com o CD de instalação), digitar no prompt (logado como root):
# update-grub
O GRUB vai detectar automaticamente a partição Windows e adicioná-la ao menu de inicialização. O tempo de espera será de 5 segundos, após isso o Linux será carregado.
Agora, se você quiser personalizar o menu do GRUB, o jeito é editar o arquivo /boot/grub/menu.lst. Como ele aberto, procure as linhas que contém algo parecido com isto:
Estas são as informações da partição Linux. Não as altere. Agora, adicione estas linhas:
Se quiser que o Windows seja a opção padrão, insira essas opções ANTES das opções do Linux. Caso contrário, adicione depois.
Detalhe: na linha:
root (hd0,2)
hdx é o número do HD, onde:
0 = HD Primary Master
1 = HD Primary Slave
2 = HD Secondary Master
3 = HD Secondary Slave
e o segundo parâmetro é o número da partição, onde:
0 = partição 1
1 = partição 2
3 = partição 4
(...)
Para você assimilar:
(hd0,1) = /dev/hda2
(hd1,3) = /dev/hdb4
(hd2,0) = /dev/hdc1
Verifique se o recurso timeout está ativo. A linha é assim:
timeout 3
Onde "3" é o tempo de espera do GRUB, em segundos, após o qual ele carrega o sistema padrão automaticamente. Se você colocar 0 ele vai iniciar o sistema padrão automaticamente.
Depois, salve o arquivo. Ao contrário do que acontece com o LILO, o GRUB não exige reinstalação. Basta editar o menu.lst e ao reiniciar o sistema as novas configurações já estarão aplicadas. Agora, se você quiser reinstalar o GRUB por qualquer motivo, ou então se estiver trocando de gerenciador de boot, então você precisa rodar o comando
# grub-install /dev/hda
Isso vai instalar o grub na MBR. E estará pronto. No próximo boot, aparecerá uma tela com as opções para entrar em um sistema ou em outro.
0 comentários:
Postar um comentário