Instalei o Ubuntu E agora


Bom, primeiramenete gostaria de citar que não seria obrigatorio seguir esse post apos instalar o ubuntu 9.04, sao sim sugestoes de como manter o sistema atualizado e com os codecs necessarios instalados. Um exemplo de nao necessaria instalacao do wine, que seria um emulador para instalar aplicaçoes que rodam no windows, é a pesquisa mencionada aki mesmo no blog "pesquisa"onde 27% dos usuários dizem nao usar um emulador. Citando minha opinião, afirmo que o melhor seria nao usar e sim tornar uma necesidade um desafio e tentar fazer ao máximo para descobrir novas opcoes e usa-las, assim, se desligando de uma visao unica, onde sua mente fica privada.

Configurar o Firewall

Quando o quesito é segurança, Linux é sempre a melhor opção e isso é indiscutível, porém isso não quer dizer que você estará seguro contra ataques de hackers, então configurar um firewal e da maneira correta é essencial. Aqueles que tem problema com a configuração do iptables que por sinal não é voltado para usuários finais por ser complexo, existem algumas opções faceis de usar e configurar.

Mesmo que por padrão o UFW (Ubuntu Firewall) já venha instalado, você precisa de uma interface gráfica para facilitar a sua vida.

Existem duas opções e ambas de fácil utilização, GUFW e Firestarter, falaremos da primeira o GUFW.

Para instalar digite no terminal:

sudo apt-get install gufw


Habilitando os repositórios


Toda vez que fizer instalar o Ubuntu, a primeira coisa a fazer é permitir que o universo, multiverse, backport e repositórios Canonical's 'partner'. Estes repositórios abrem novas opções e permite que você instale aplicativos de terceiros sem muita dificuldade com o "Adicionar ou Remover".

Para fazer isso é bem simples.

Vá em: Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

Click em: Configuração -> Repositórios -> Aba Programas Ubuntu

Check todos os campos como na figura abaixo. E faça o mesmo na Aba Programas de Terceiros, após feche a janela e click em Recarregar. Pronto agora você tem seu sistema configurado para a instalação de aplicativos mantidos pela comunidade mas que não é dado suporte pela Canonical.


Instalando o Wine (Acrónimo recursívo - Wine is not an emulator)

Se você usa Linux mas não pode viver sem aplicações existentes unicamente para Windows, o Wine resolve esse problema. O Wine executa aplicações do Windows sem muita dificuldade.

Para fazer isso é bem simples vá ao Terminal e digite:

sudo apt-get install wine


Após instalado vá em configurações (Aplicativos -> Wine -> Configuração Wine) e configure antes de instalar seus aplicativos "favoritos" do Windows.


Configurando codecs para áudio e vídeo

Não consegue ouvir MP3, executar vídeos em Flash ou executar aplicativos em Java? Não se preocupe basta instalar o pacote de drivers restritos do Ubuntu que conterá todos os codecs necessários para execução de arquivos nesses formatos entre outros.

Vá no Terminal e digite:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras


Instale o Ubuntu Tweak

Ubuntu Tweak é um aplicativo essencial para configuração de seu sistema sendo similar ao Tweak UI existente para o Windows. Ubuntu Tweak é aplicativo que permite configurar seu sistema de maneira fácil e simplificada, em uma única tela é possível configurar atalhos do teclado, instalar e remover programas e configurar o Compiz Fusion.

Para instalar baixe o pacote no link e depois de um duplo click que o gerenciador de pacotes fará a instalação.


Tiarlis Kochenborger

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 LINUX & SW-Free Nenhun Direito Reservado
Votem no 8p