
Experimente, mas não instale
Já existe há algum tempo a possibilidade de usar determinadas distribuições Linux sem ter de instalá-las no computador. Trata-se de um tipo de distribuição que roda diretamente de um CD (também conhecido como Live CD, ou quando disponível em DVD, conhecido como Live DVD), sem necessidade de instalação. Para isso, basta que o computador do usuário esteja configurado para aceitar boot pelo drive de CD e inserir o disco assim que ligar a máquina. O sistema será carregado como se estivesse instalado no computador. Todos os dados gravados no HD do computador ficam preservados. Esse tipo de distribuição é ideal para iniciantes experimentarem as variadas versões de Linux disponíveis por esse meio ou para quem deseja utilizar alguma funcionalidade em um computador que não tem Linux instalado.
Muitas pessoas iniciaram sua "vida com o Linux" desta forma, pois ao experimentar o Linux diretamente de um CD, o fizeram contando com a segurança de que se algo não agradar, pelo menos não haverá riscos de danos ou mudanças severas no computador. Algumas pessoas inclusive carregam CDs desse tipo em bolsas e pastas para mostrar as funcionalidades do Linux para amigos e colegas.
As distribuições que rodam diretamente do CD possuem pacotes de software básicos ou específicos para determinadas aplicações. As que são voltadas ao usuário doméstico, por exemplo, têm alguns aplicativos para o uso cotidiano. As que são voltadas para rede de computadores, possuem ferramentas de testes e de análises de conexões, além de programas usados para manter tais redes funcionando, e assim por diante.
Uma das distribuições que rodam diretamente do CD mais conhecidas no mundo é o Ubuntu, da empresa sul-africana Canonical. A proposta dessa distribuição é muito simples: o usuário pode testar o CD do Ubuntu em sua máquina e, se gostar, basta clicar em um ícone geralmente localizado na área de trabalho que inicia o processo de instalação do sistema operacional no computador, tudo de maneira descomplicada. O Ubuntu conta com um time de desenvolvedores tão dedicado que, em pouco tempo, se tornou uma das distribuições mais usadas no mundo, agradando tanto usuários iniciantes, como usuários mais experientes. Para quem está começando com o Linux, é uma opção a se considerar.
Algo mais completo sobre UBUNTU
http://ubunteiro.files.wordpress.com/2008/05/apostila-ubuntu8-leve-ygorabreu.pdf
Tiarlis Kochenborger
0 comentários:
Postar um comentário