Rede Linux? Qual distro usar?

Ola pessoal, está minha ausência colaborou para aumentar o número de usuarios linux, nesta última semana recebi a tafera de instalar 10 máquinas em rede de um laboratório de informática, todas elas usando distribuição linux, porém, sendo eu um usuário iniciante me detive na primeira dúvida. Qual distro usar? Participando da lista de discução Tchelinux, pedi ajuda, segestões.

Para minha surpresa recebi até o atual momoento mais de 30 respostas, com diversar opcoes de distribuicoes e diferentes arquiteturas. Aí pensei! então, por que nao compartilhar com todos aki no blog as diferentes ideis, pois achei um assunto bastante interessante. Vou publicar com nomens ficticios, porem de usuarios experientes, onde conheco quase todos dos eventos do Tche Linux, vamos a pergunta e as respostas:

Pergunta:

Olá pessoal, esta semana recebi a incumbncia de escolher e
implementar uma distribuicao LINUX em um laboratório de informática.

Gostaria de sugestões sobre qual distro instalar.

Eu particularmente uso o UBUNTU 9.04 e acredito que é uma distribuição bastante intuitiva e de fácil compreenção.

Mas gostaria de perguntar ao grupo e saber o que vcs me sugerem,
lembrando, "eu" tenho facilidade com o ubuntu, mas só vou instalar
depois vou embora.

Por isso pergunto, qual o melhor para os alunos usarem? E qual a
distribuição de melhor implementae em rede?


RESPOSTAS

(lista de discução TcheLinux)

(membro_1):
Ubuntu sem dúvida , mantenho dois laboratorios na UFPel totalizando 40
maquinas e todas com ubuntu. Todos usuarios usam sem problemas e o
ambiente é muito estável.

(membro_2):
Boa tarde galera!
Eu já tive esta mesma dúvida quando trabalhava em um laboratório de
informática, na epoca adotei o Kurumin, pois é uma distribuição de fácil
manuseio e manutenção. A aceitação foi boa, e não houve
arrependimentos, da minha parte pelo menos.

(membro_3):
Sugiro que evite o Fedora. A cultura de se manter na bleeding edge
pode tornar certas atualizações bastante instáveis.

(membro_4):
Talvez o questionamento no primeiro momento não seja qual distribuição usar, mas sim o software que vai ser utilizado. Com um pouco de conhecimento e algum esforço, qualquer distribuição ficá similar a outra no aspecto de interface e interação com o usuário. Recomendo antes de começar a realizar testes de distribuição, verificar quais aplicativos são utilizados hoje, e programas que realizem funções equivalentes no Linux.

Sobre o ubuntu, se fores utilizar, aconselho a utilização da versão com tempo de suporte extendido (a LTS). A utilização das últimas versões tem toda a questão de drivers de vídeo, pouco tempo de suporte e etc. A não ser que seja planejado atualizações para versões mais novas de forma rotineira quase (6 meses ou um ano se bem lembro é o tempo de suporte da versão normal do ubuntu), utilize uma distro com planejamento de releases a longo prazo e com suporte longo, evite rolling relases e versões com tempo de vida curto.

Sei que pode ficar mais confuso ainda, mas recomendo testar alguns *BSD, como o PC-BSD e derivados, pois eles também cumprem bem esta tarefa.

P.S.: Se fosse eu, usaria o Debian, mas minha vivência já mostrou que cada caso tem sua receita.

P.S.2: Tem o tal daquele linux educacional, eu não sou fã dele, mas tem muitas pessoas que elogiam, talvez seja um parametro pra começar.

(membro_5):
Sugiro fedora, pois é um sistema muito fácil para o usuário final.

(membro_6):
Mas com uma árvore de atualização instável, Daniel. Lembre-se das
versões 9 e 11. Em especial a 9, que eles mudaram versão do X, pegaram
o KDE 4.0 e deu uma cacetada de problema pra todo lado. Não me parece
apropriado pra ambiente escolar. Se não tivesse dado aquela encrenca
com o responsável, eu sugeriria o CentOS.

(membro_7):
Uso o Kurumin desde cerca da versão 2 ou 3, e estou na 7 até hoje.
Instalei para meu pai e minha mãe. Mas a distro parou. A única chance
seria atualizá-la para o Debian Lenny...

Kurumin é, ou foi, usada no Exército Brasileiro.

A distro VR Livre foi feita por educadores de Volta Redonda, para a
educação. Peguei um live DVD no FISL10. Ainda não instalei. Em uma
primeira olhada rápida, vi que está bem carregada de aplicativos. Só
que vem desde a pré-escola em diante... Muita coisa, pode atrapalhar
no laboratório. A interface gráfica é o LXDE, mas acho que pode ser
trocada.

Falando em instituição de ensino, também temos o edubuntu, Ubuntu para
educação. Também é abrangente. Pode ser instalada pela imagem iso
dedicada, ou acrescentando um metapacote ao Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu.

O Pandorga, se não me engano, começou como uma remasterização do
Kurumin. Agora é disponibilizado no Portal do Software Público
Brasileiro. É uma distro gaúcha.

O Fedora tem um projeto para educação, que foi divulgado em uma
palestra no FISL10.

Até agora levei em conta apenas a ênfase nos aplicativos incluídos,
sem considerar se a distro é mais ou menos simpática ao ambiente de um
laboratório de informática. Não sei se tenho competência para tal
análise.

Instalei o Mandriva nos netbooks de umas amigas. Acho bem fácil de usar.

Eu estou usando mais o Kurumin e o Ubuntu, atualmente, mas não em
laboratórios...

(membro_8):
sugiro o ubuntu,muito estavel e todo ano tem atualizacao duas vezes,uso em dois notebooks...

(membro_9):
Já que todo mundo puxou a brasa pro seu lado, e de certa forma não se
preocupou com distros voltadas ao mercado educacional....

http://en.opensuse.org/Education

É free e com aplicações para escolas e instituições educadoras.


(membro_10):
Sugiro tambem o Ubuntu 904.
Muito estavel e o suporte da comunidade muito bom.

(membro_11):
Acho que para um laboratorio o Ubuntu seja o melhor, afinal é o que mais cativou os usuarios acostumados com windows, eles não terão gandes dificuldades e o suporte será a meu ver simples de fazer.
Até porque, linux é linux, com um pouco de conhecimento você pode configurar e personalizar o Ubuntu para as necessidades da instituição, o legal é que ele já vem com muitos programas, vc pode instalar com foi dito em um e-mail anterior o edubuntu com diversos softwares focados nesse ramo.

(membro_12):
Como o Gabriel falou, cada um puxa a brasa para o seu lado, eu
vou tentar ser um pouco mais objetivo, a situação e a seguinte, existe
duas linhas de linux, os baseados em RedHat e os baseados em debian, o
suse é considerado uma distro intermediaria, embora esteja indo para o
lado das distro baseadas no RedHat, então no meu ponto de vista tu tens
três reais opções, o fedora que é baseado no RedHat e o ubuntu que e
baseado no debian e o proprio Suse, as outras distro são apenas
compilações alteradas de uma das duas distro principais.
Vou tentar enumarar algumas vantagens de cada distro:
- O Suse tem uma grande empresa por trás o que da uma certa segurança
para a distro.
- O Fedora tem a RedHat dando suporte, e a distro que tenta sempre
lançar as inovações na frente, o que poder ser uma vantagem ou uma
desvantagem
- O Ubuntu é a distro que tem a comunidade mais ativa, mas não tem
nenhuma empresa por trás.

Eu sou usuario da familia RedHat a uns oito anos, atualmente uso o
Fedora, mas já usei Ubuntu tambem, e atualmente estou fazendo curso de
linux e na escola usam o Suse para o curso e e tambem uma otima distro.

Resumindo, perguntar sobre qual distro é melhor, é a mesma coisa que
perguntar qual time é melhor se gremio ou inter, cada um vai dizer que o
seu é melhor, na real para o usuario basico desktop , não tem diferença
entre as distro, todas elas tem o openoffice heheheeh.

Instala a que tu conhece melhor que nao ter diferenca nenhuma pro
usuario, claro que se tu queres aproveitar uma grande oportunidade de
aprender mais sobre distros linux instala alguma que tu não conhece.

(membro_13):
Debian! Fácil instalação e muito estável.


(membro_14):
Cara, hoje eu uso ubuntu no meu laptop e em todos computadores sob a minha responsabilidade, desde o desktop de casa até os servidores do local onde trabalho, cada um com a versão mais apropriada. A estabilidade, atualização constante, tranquilidade para o usuário final e a facilidade de encontrar documentação amigável devido à massiva adoção dos usuários são fatores que me deixam muito tranquilo e produtivo com o ubuntu. Agora, como disse o Jerônimo, e eu também sugiro, no teu caso, uma versão LTS(suporte looooongo). Dae tu não vai precisar ficar trocando de versão e te incomodando a cada 6 meses em atualizar versão de sistema em um monte de máquinas. Lembro que a versão 8.04 era LTS e acho que o suporte ia até 2011. É o que te sugiro, ubuntu 8.04 até a próxima versão LTS.

(membro_15):
Olá,

Eu gosto muito do ubunru, na escola que trabalhava usasavamos o edubuntu, depende também da configuração das maquinas e do acesso a internet

organize uma maq com todos os programas que deseja usar, sigiro o edubuntu, retire os jogos que n vai utilizar, e acrescente outros.... sugentões aqui http://sleducacional.org/
depois use o UDP Cast para passar para todas as maquinas, em uma hora ta prontinho!

uma duvida... essa escola já usa SL? alguém já trabalhou com os professores e alunos sobre a mudança?


Abraço,

(membro_16):
No desktop tu usa Ubuntu e no servidor, debian.

(membro_17):
Nos laboratórios da UCPel eu mantenho o Ubuntu 9.04 e em servidores o Debian.

(membro_18):
No desktop tu usa Ubuntu e no servidor, debian (2).

(membro_19):
ubuntu 9.04 e red hat em dois notebooks,da-lhe linux

(membro_20):
Eu uso o Linux Mint no meu pc... baseado em ubuntu mas já vem com
vários codecs proprietários que acho que vais acabar instalando como o
flash e outras coisas assim.

(membro_21):
Já ouvi falar bem do Mint, talvez seja a solução para os terminais mesmo.

(membro_22):
Sinceramente, para seus usuários não importa muito qual distribuição
será usada desde que todas as estações estejam operacionais e com o
mesmo sistema instalado.

O que interessa, é o quão "gerenciável" por você é a distribuição.

Procure pesquisar como é o sistema de manutenção da distribuição
(configurações, atualizações, suporte a hardware, etc) e se ela
permite o gerenciamento remoto das estações de maneira simples.

Instalar UM linux em 4-5 máquinas é fácil, instalar o MESMO Linux em
50-100 máquinas não é a mesma coisa se você precisar responder a um
"questionário" em cada máquina que você quer instalar.

Pense nisso.

Abraço,

(membro_23):
Por isso acho que seria uma boa você ver essas distros que já vem com os codecs instalados, porque certamente você ganhará tempo, porque não adianta você instalar uma distro limpa e em cada máquina ter que baixar vários codecs para visualizar todos os formatos seria uma baita mão de obra, é como disse o Rafael, uma coisa é instalar em 4 ou 5 máquinas mas em 50-100 pode ser bem complicado mesmo.


(membro_24):
Cara, usa o trosso que tu mais te dá bem. É isso que eu faço.

Se tu usa ubuntu e te vira, beleza, vais ter mais chance de resolver os problemas quando surgirem.

Se tu é usuário slackware, beleza, essa é a tua praia.

Surfa na tua praia, ainda mais que é uma "incumbência".

Na tua máquina tu experimenta, no serviço tu produz.

(membro_25):
Caros ,
Eu coloquei em um sindicato, que presto serviço tambem o ubuntu 9.04 e a aceitação foi muito boa

LOGICO ANTES DE USAREM FIZERAM CARA FEIA ... MAS DEPOIS QUANDO VIRAM A FACILIDADE QUE ERA deram o braço a torcer

Boa Sorte

(membro_26):
Sobre a distro acho que já disseram tudo que tinha para ser dito.

Aqui na Furg usamos em cerca de 80 máquinas Ubuntu 9.04. A maior
dificuldade que observo em quem cuida das máquinas (eu não sou o
responsável mas ajudo quando posso) é falta de familiaridade com o
sistema.
Então extendo a diga do Tiago: Se você for a única responsável pelo
laboratório e pretende continuar nessa posição por alguns anos
simplesmente instala a distribuição que tu mais domina. Se houverem
outros responsáveis escolham isso coletivamente e se vocês pretendem
deixar a função daqui a um ano tentem levar em consideração qual a
distribuição que os próximos responsáveis tendem a usar.

Por exemplo aqui os responsáveis pelos laboratórios (sempre alunos)
trocam a cada ano, então na escolha levamos em conta que uma grande
parte dos alunos usa Ubuntu.

Também deixo a dica do Remastersys que pode ser uma ferramenta
interessante para vocês:
http://www.geekconnection.org/remastersys/remastersystool.html
Com ele você faz uma instalação manualmente customizada com os
pacotes que te interessa e depois manda gerar uma iso. A partir da iso
existem N maneiras de instalar vários computadores mas aí já é assunto
para outro tópico.

Abraços.

(membro_27):
mudando só um poco o assunto... instala uma maquina e depois replica
usando imagem de disco (eu conheço o partimage que faz isso).

outra alternativa para replicar é "remasterisar" o linux :-)

(membro_28):
Só esclarecendo: mesmo tendo versoes ubuntu a cada 6 meses o suporte(versao desktop) é de 18 meses.

Quanto a distribuicao q tu vai usar, isso tanto faz. É só tu dar um login e senha pra cada usuário e deixar só o responsável com o root, nisso já evita grandes dores de cabeça.
(ou vai ser tudo liberado?)

E é claro, tenha uma "imagem" do sistema pra recuperar as máquinhas facilmente caso de algum problema maior em alguma delas.


Boa sorte

abraço


(membro_29):
Na verdade, duas "linhas" é muito pouco.
Só para começar, já dá para citar duas distros que eu uso ativamente e
que não tem nada a ver com estas duas linha: o Gentoo e o Arch.

O melhor é dar um pulo no distrowatch.com e fazer uma pesquisa com os
parâmetros que tu quiser, entre eles: país de origem, baseado em quê,
tipo de desktop, arquitetura e estado atual.

Pro usuário pouco importa o que você usar. Ele vai ter um user e
senha, e um desktop (que pode ser o que tu quiser, embora algumas
distros insistam em colocar uma só opção) com lançadores para os
aplicativos que tu escolher. Vai pela que tu estejas mais acostumada,
que seja mais fácil de administrar e implementa um sistema de
gerenciamento (se os hardwares forem todos iguais, imagens pela rede,
se forem diferentes, boot remoto, etc).


CONCLUSÃO

Bom Pessoal, acredito que depois de tantas respostas e sugestoes devo seguir o que tenho mais conhecimento, vou seguir como o Ubuntu, porem acredito que com a disponibilidade de um laboratorio posso aprender muito, mesmo sendo um usuario nao muito experiente em linux quero e desejo muito aprender e duas maneiras acrescentam muito o blog e a lista de discusao TcheLinux aki em questao::

Obrigado

Tiarlis Kochenborger

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 LINUX & SW-Free Nenhun Direito Reservado
Votem no 8p